Valeu a pena fazer Moda em Campo Grande?

Image result for fashion gif


Infelizmente Campo Grande - MS possui apenas uma Universidade de Designer de Moda. Uma com um histórico não muito positivo. Foram 4 semestres. Muuuuito dinheiro gasto, mas a pergunta é: Valeu a pena?
Isso vai muito do ponto de vista. 
Moda é algo que eu sempre quis fazer, mas tinha vergonha no inicio, e por isso me escondia atrás de Marketing – Não sei porque hahaahha.  Eu até já pensei em ser Biólogo Marinho, mas teria medo dos bichos e fobia de lugares estreitos, principalmente debaixo d´agua. Quando estava no primeiro ano do ensino médio finalmente me firmei. Moda! É o que eu quero. As pessoas ao meu redor aceitaram muito bem – até se adiantaram em discutir minha sexualidade, o que seria melhor entendido no segundo ano. Enfim. Demorou muuito para eu entender como ´´faculdades´´ funcionam e que meu curso estaria disponível apenas em uma faculdade particular. Depois de uma feira de profissões onde arrastei meu bfF pela manhã conheci um pouco mais do meu curso e o que eu teria que fazer para entrar.  O curso é um tanto caro. Gastos internos com materiais e a mensalidade, mas graças a Deus eu consegui uma bolsa de 100% se não fosse isso não teria conseguido continuar esse sonho.
Em 2015 eu entrei. Um universo novo e mágico. Pessoas que não julgavam por parecer gay. Aquele lugar estava cheio de energia positiva. Sonhos. A sala estava cheia – infelizmente nem todos foram até o final. Ao termino disso vocês descobrirão que apenas 4 conseguiram se formar.    As aulas eram divertidas e como eu havia sonhado. No inicio eu tive aula de Fotografia ( fizemos um editorial que eu me orgulho até hoje. Alguns riram de mim quando montei meu ´´cenário ´´ e comecei a pentear o cabelo da Barbara, mas o resultado ficou épico para um calouro que sempre sonhou com isso. Também tive aula de Marketing ( ahhahaha e amei!). Cultura e Sociedade(voltado pra moda).   Visagismo ( que me ajudou a compreender as pessoas e a mim mesmo) e uma matéria virtual.  Enfim foi um semestre bem teórico. A partir do segundo houveram muitas aulas práticas adoráveis. As pessoas foram diminuindo e as que ficavam estavam diferentes. Naquele momento eu já tinha começado a entender quem era quem verdadeiramente. Foram muitos trabalhos realizados que sinto nostalgia só de lembrar.

A faculdade passou por transições  no sistema e isso alterou a matriz. Muitas matérias foram perdidas. Eu acabei não tendo História da Moda. Dá pra acreditar? Uma das mais importantes e minha turma não teve. Assim como as turmas novas não tiveram Fotografia, Marketing e Visagismo. Novas disciplinas entraram, mas fiquei triste em saber, pois foi uma experiência sensacional para mim e queria que os outros também tivessem essa oportunidade. O custo do curso subiu muito e mais alunos abandonaram por falta de condições. Vi alguns persistindo, mas no limite.  No terceiro semestre tivemos uma matéria repetida.  O que ajudou a compreender melhor o conteúdo, mas que poderia ter aberto espaço para algo novo. Os professores são simplesmente  fodásticos. Todos muito especiais e talentosos apesar de algumas matérias terem me decepcionado, pois simplesmente fizemos algo ao invés de aprender como funciona. – cof cof designer de acessórios.


O nossoTcc é o seguinte: Você escolhe um tema ( qualquer um que você queira). Pesquisa muito sobre ele e monta um texto. Painel de inspiração desenha 30 croquis (desenho de moda) desses 30, 15 precisam entrar no portfólio (pode ser mais, porém não menos). Desses 15 você precisa confeccionar no mínimo 3. Monta seu Target ( publico alvo)  faz um texto e um painel. Um painel de cores/tecidos/aviamentos/acessórios que as modelos vão usar... e por ai vai. É um trabalho bem extenso e que tem que ser feito nos mínimos detalhes. Você precisa pensar em TUDO. Modelos. Musica. Costureira. Gráfica. E tudo sai do seu bolso.  O meu foi sobre o filme Sucker Punch e o resultado foi um sonho realizado. Confeccionei 5 looks e gastei em média R$5.000 com tudo, mas relaxa que isso é aos poucos  e depende muito de como você realiza seu trabalho tive gastos com a costureira. A gráfica que usei entre outros detalhes. Teve gente que fez um trabalho muito bom com menos de 2.000 reais.



Na altura do TCC ficou menos da metade da sala para continuar. Teve uma amiga que infelizmente não pode apresentar por questões financeiras. Em geral os trabalhos foram bons. Tem alguns que eu amei de mais. As matérias como um todo são boas. Os professores maravilhosos. O lado negativo é o sistema dessa universidade que é uma merda. Não tenho palavras para descrever o nível de estresse. Horas em que fiquei na fila. Falta de informação e organização. Tive problemas com a entrada de materiais no dia do meu TCC. Fora outros conflitos.  E as  duas matérias onlines que tivemos que fazer ao longo do curso. Todo semestre elas estavam presentes. E são tão paralelas ao curso que se fazem desprezíveis. E foi com uma dessas matérias que eu me enrolei. No ultimo simulado por conta do TCC ( eu estava surtando) e não alcancei a Média. Meu histórico sempre foi excelente – desde sempre. Talvez uma nota baixa ou outra em todos os anos de estudo  e por isso fiquei muito chateado quando vi tantas notas altas e tantos ´´ aprovado´´ seguidos de uma única nota baixa e um doloroso ´´ reprovado´´. Por sorte minha bolsa cobre essa matéria e tentarei concertar isso, me formarei com a próxima turma. Infelizmente o mesmo não será para muitos que ficaram de mais de uma e precisam pagar uma fortuna para fazer novamente. Extremamente caro! Meu coração fica apertado, pois todos eles se esforçaram tanto e chegaram tão longe. E por isso apenas 4 alunos se formaram da minha turma.

 Então respondendo a pergunta. Sim. Valeu a pena. A faculdade mudou minha vida para melhor e estou falando em todos os sentidos. Eu sou outra pessoa. Mais adulto e todo o conhecimento e experiência que adquiri ao longo da trajetória ninguém me tira. Me firmei naquilo que quero para minha vida. Conheci pessoas fantásticas me marcaram para sempre. Risadas e histórias que jamais serão esquecidas. Sem contar no namorado maravilhoso que conquistei no ultimo ano. Os professores também me marcaram muito. Agora de alguma forma me sinto pronto para sair dessa cidade e se conseguir levarei comigo essa bagagem cultural que formei ao longo desses  dois anos.

Agora uma listinha dos momentos mais marcantes em uma possível ordem cronológica. 

* Trote no primeiro dia de aula.
*Comparecer ao exponoivas. Um evento fabuloso.
* Criar um croqui conceitual inspirado no MS.
* Editorial de moda
* Figurante em um filme ( um veterano estava trabalhando com o figurino e nos convidou para participar de uma cena que se passava numa balada.)
* Criação de um loja fictícia de Sapatos. 
* Editorial do TCC da Karina Boer inspirado no Drácula de Bram Stocker.
* Desfilei no TCC da Karina Boer. Momento incrível. Não tenho palavras para descrever.
* Desfile LGBT. Onde a Karina apresentou novamente sua coleção e ainda ajudei no Backstage ( um correria enooorme).
* Meu Painel de inspiração sobre Fetiche e o que ele causou na sala. 
* Semana da Moda Senai. Tive credenciais com meu nome!
* Inova Modas ( primeira vez) nessa palestra maravilhosa. 
* Aulas de desenho <3
* Tie Dye. Todos amamos!
* TCC dos outros Veteranos ( falei sobre no blog também)
* Meu aniversário de 19 anos. Inspirado em Meninas Malvadas. Foi surpresa e até ganhei um livro do arraso. Jamais esquecerei!
* Criação de uma coleção inspirada em Alice no país das maravilhas ( Para vários tipos de corpos).
* Exposição de acessórios na faculdade. O tema do meu grupo foi Piratas do caribe e tinha um anel muuuuuito fofo que ficou comigo no final! E o carinha mais comentado da faculdade daquela época  veio até nós conversar com a gente! Quase morremos! ( acho que falei sobre esse dia no blog).
* Aulas com manequins. Aulas de Moulagem (Modelagem direto no corpo com o tecido, depois vai pro papel e vira um molde). O Melhor eram os manequins, Nos até demos nomes. O meu era a Little J. 
* Exposição da aula de Moulagem. fiz com a Sarah e ela confeccionou um maiô espacial lindo! ( tem no blog).
* Inova Modas ( Segunda vez).
* TCC dos últimos veteranos antes da minha turma.
* Exposição de duas peças de roupa. Um conceitual e uma comercial. O tema do meu grupo era AHS Coven ( falei sobre no blog tbm!) A Sarah arrasou na bolsa em formato de gatinho. Nunca Esquecerei. 
* Inova moda ( 3º vez). 
* Preparativos TCC.
* Pré banca.
* Banca Oficial. 
(  e no meio disso tudo comecei a namorar! PS: se eu lembrar de algo a mais eu posto novamente a lista atualizada).

Se você tiver qualquer duvida sobre o curso ou quiser compartilhar alguma história. Só deixar nos comentários vou amar saber.

Bjos e até Breve o/
Image result for fashion gif

Comentários